quinta-feira, 28 de julho de 2011

Uma palhinha! Caso Clínico 1

Para começarmos com os casos clínicos, segue um de infectologia:


Paciente JS, 35 anos, sexo masculino, hispânico, ex-fumante (10 maços/ semana), pedreiro.


Paciente diagnosticado com tuberculose pulmonar há um mês, em uso do esquema quadrúplice(rifampicina, isoniazida, pirazinamida, etambutol) volta para consulta de rotina no ambulatório. Duas semanas após início do tratamento sua contagem de micobactérias em escarro negativou. Em seus exames há um aumento notável de AST 140 UI/L(2-30 UI/L) e ALT 120 UI/L (4-35 UI/L), embora o paciente pareça assintomático. Durante conversa, o paciente confessa que teve que voltar ao trabalho cinco dias após saída do hospital (no qual ficou três dias até receber os medicamentos) e que seu filho começou a apresentar tosse produtiva.


O que vocês analisariam nesse caso? Como proceder??

Abraços


3 comentários:

  1. o esquema quadruplice eh mais indicado para casos de abandono do esquema triplice ou retratamento, sendo necessario somente na 1a fase do tratamento. Sugeriria alteraçao do esquema para o triplice por 1 mes (retirndo o etambutol) e dps mudança para rifampicina + isoniazida. Monitorar enzimas hepaticas periodicamente. No caso de diagnostico positivo do filho, evitar o contato até negativaçao do escarro do mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Ok, até aí tudo bem. Mas seria feito tratamento profilático no filho? E que outros cuidados de saúde pública deve ser avaliado?

    ResponderExcluir
  3. Não está descrito no caso, mas o interessante seria ter sido feita a pesquisa de escarro dos comunicantes antes do início do tratamento de J.S. (quando do diagnóstico).
    Esta é uma informação importante na questão da quimioprofilaxia do filho, a ser feito o diagnóstico diferencial com outras doenças que podem levar ao desenvolvimento de tosse reprodutiva, de forma aguda (ainda que para rastreamento/diagnóstico de tuberculose esta tosse teria de ter já 3 semanas ou mais).

    De qualquer maneira, sugiro a coleta do escarro para este fim, no menino/filho, bem como realização de PPD para começarmos a discutir a questão da quimioprofilaxia com isoniazida.

    O Protocolo Clínico que estou seguindo é a versão 2011 do protocolo de "Tuberculose na Atençã Primária à Saúde", do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição SSC/GHC; disponível à todos os colegas na página:
    http://www2.ghc.com.br/GepNet/geppublicacoes.htm

    ResponderExcluir