segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Protocolo de Atenção à Saúde da Criança e Adolescentes com ASMA em serviço de APS




Caros colegas,

compartilho com vocês a nova versão do protocolo do Serviço de Saúde Comunitária (serviço no qual me insiro enquanto residente) do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre-RS.

Sendo a asma uma CSAP, ou condição sensível à atenção primária, e constituindo-se a segunda causa de internações na faixa etária de 0-19 anos no estado do Rio Grande do Sul e Porto Alegre; o Serviço de Saúde Comunitária completa dois anos desenvolvendo uma ação programática interdisciplinar e multiprofissional de atenção à saúde destes pacientes.

A revisão do protocolo contou com a participação da farmacêutica Elineide Camillo, integrante da Coordenação do Programa.

Infelizmente a atenção farmacêutica não é contemplada nas ações previstas em protocolo, devido à falta de recursos humanos.
Nas Unidades que contam com residente de farmácia, no entanto, participamos a nível ambulatorial da revisão da farmacoterapia destes pacientes, realizamos visitas domiciliares, e atuamos em educação em saúde (principalmente no que tange à utilização do Plano de Ação e ao manejo da técnica inalatória).

Link para download do protocolo: http://www2.ghc.com.br/GepNet/publicacoes/livrorotinaasma2011.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário